Leia sobre

A Vasectomia


O que é vasectomia.

Consiste em um procedimento cirúrgico para os homens (casais) que desejam um método de contracepção permanente. Nesse procedimento, os canais que levam os espermatozóides produzidos nos testículos até as vesículas seminais são ligados. Trata-se de procedimento seguro, muito eficiente e sem qualquer impacto na vida sexual / ereção.

O sistema reprodutor masculino

Os espermatozóides são produzidos nos testículos e são levados por 2 pequenos canais, chamados deferentes, até as vesículas seminais onde ficam armazenados até a ejaculação. Ali eles são misturados com secreções produzidas pelas próprias vesículas e pela próstata, formando o esperma, que é ejaculado durante a relação sexual.

Técnica cirúrgica

Com anestesia local realiza-se pequena incisão de ½ cm na região escrotal, logo acima do deferente. Este então é individualizado, seccionado e suas extremidades ligadas. Interpõe-se ainda tecidos adjacentes de modo a dificultar a recanalização espontânea. O mesmo procedimento é feito no outro lado (2 testículos, 2 deferentes). A pele é fechada com fios que serão absorvidos e não precisam ser retirados. O procedimento demora em torno de 30 minutos.  football news

O pós-operatório

A queixa mais frequente é um desconforto nos testículos que pode perdurar por até 72h, geralmente de pequena importância. Eventualmente podem ocorrer pequenos hematomas.

No dia do procedimento deve-se manter repouso (vide adiante). Geralmente realizamos a vasectomia em uma sexta-feira ou sábado, de modo que se possa ter atividades normais no início da semana. A vida sexual pode ser reiniciada em 72h, porém MANTENDO-SE um método contraceptivo.

A operação tem efeito imediato?

Não. O espermatozóide é armazenado nas vesículas seminais depois de produzido, sendo necessário um certo tempo para o esvaziamento completo destas. Portanto é importante manter a contracepção até que a esterilidade seja comprovada. É sugerido um período de 2 meses com um mínimo de 20 ejaculações até a realização do controle. Este se faz através do espermograma, quando o ejaculado é analisado quanto à presença de espermatozóides. Havendo a azospermia, ou seja, a ausência de espermatozóides no ejaculado, o método de contracepção utilizado pode ser suspenso.

A vasectomia altera a vida sexual?

Não. Vasectomia NÃO é uma castração e esterilidade não tem nada a ver com impotência sexual. Os hormônios importantes para o homem continuam a ser produzidos nos testículos, mantendo a libido como antes da vasectomia. A próstata e as vesículas seminais continuam a produzir os fluidos que são ejaculados. O volume da emissão em uma ejaculação é reduzido no máximo em 5%.

Os testículos continuam a produzir espermatozóides?

Sim. Porém, como não podem mais ser eliminados, são absorvidos pelo organismo.

A vasectomia é "garantida"?

O esperma fica livre de espermatozóides em praticamente todos os homens. Estatisticamente menos de 2 em cada 1.000 homens submetidos à vasectomia continuam a ter espermatozóides. Neste caso é necessário novo procedimento, fato extremamente raro.

A vasectomia é reversível?

Sim, porém a vasectomia deve ser considerada como um procedimento definitivo. Legalmente devem ser considerados para vasectomia homens com mais de 35 anos e com 2 filhos.

Em casos de separação ou mudança de ideia, a reversão é possível, porém é uma cirurgia muito mais complexa, realizada com microscópio cirúrgico e fios especiais. Até 10 anos após a vasectomia a reversão é o método mais efetivo no aspecto custo-benefício. A obtenção de espermatozóides no ejaculado ocorre em aproximadamente 85% dos pacientes.

Alguns homens optam pela manutenção de espermatozóides em um banco de esperma, caso mudem de ideia.

Outros métodos de contracepção

Método Índice de gravidez no 1o ano
"Pílula" 1 / 3%
DIU 3%
Preservativo 12%
Diafragma/espermicida 18%
Espermicidas 21%
"Tabelinha" 20%

 

Cuidados pré e pós-vasectomia

1.    Não tomar Aspirina nos 5 dias anteriores ao procedimento

2.    Nos 2 dias anteriores ao procedimento lavar o escroto com sabão antiséptico (por exemplo, Protex)

3.    Ir ao hospital com um acompanhante para levá-lo (dirigir) de volta para casa.

4.    Não há a necessidade de jejum, a não ser que o paciente opte por procedimento com sedação.

5.    Após a cirurgia vá para casa e permaneça em repouso até o dia seguinte. Nas 24 horas seguintes evitar esforços.

6.    Chegando em casa providenciar um saco plástico com gelo protegido por uma toalha e o coloque sobre o escroto por 4 a 6 horas. Esse procedimento ajuda a diminuir dores, edemas e hematomas.

7.    Não tome banho muito quente nas primeiras 24h.

8.    Esportes estão liberados após 1 semana, e vida sexual 72h depois. Usar suspensório escrotal por 5 dias

9.    Retornar para consulta em 1 semana